segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Sinopse do Filme Across the Universe – 2007 (Musical)


Em meados dos anos 60, Jude, um garoto de Liverpool insatisfeito com seu trabalho na construção de navios, decide cruzar o Atlântico para conhecer seu pai,
 zelador do campus da faculdade de Princeton, que abandonou sua mãe ainda grávida. Depois de trocar algumas palavras com seu pai, Jude conhece Max, um garoto de família bem sucedida e que também passa por um momento derradeiro em sua vida, decidindo largar os estudos e embarcar para Nova York em busca de aventura e para encontrar seus amigos que estão envolvidos em movimentos da contracultura, na luta contra a guerra no Vietnã.

Jude se apaixona pela irmã de Max, Lucy, em meio a protestos e uma cena musical caracterizada por Sadie, e o guitarrista recém chegado, Jo Jo. Os nomes parecem ter algo em comum? Sim, são todos personagens principais de canções consagradas dos garotos de Liverpool: The Beatles! E, claro, o filme é marcado pela interpretação dos protagonistas, com arranjos autênticos e, na maioria das vezes, incríveis, traduzindo sentimentos completamente diferentes dos já conhecidos pelos Reis do Iê Iê Iê. O que se vê aqui são canções carregadas de emoção e que dão cor, ou melhor, som, ao enredo de “Across the Universe”. 

A bela “Let it be” é a trilha da morte do irmão de Jojo no conflito de 1967, em Detroit, Michigan, entre policiais e civis. A representação é de arrepiar a pele, com uma alma soul e black, interpretada durante o funeral com um coro ao estilo da música gospel negra. Outro momento incrível ocorre quando Max é chamado para servir o exército das forças americanas, o Tio Sam. Em uma analogia ao slogan da campanha do exército americano, a canção escolhida para caracterizar o recrutamento de Max é nada menos que “I Want You (She´s so heavy). A imagem do Tio Sam apontando para você e dizendo I want you veio à cabeça? Pois bem, dá para imaginar a cena.

Tirando algumas pequenas interpretações ao estilo musical Glee ou High School Musical, o filme Across the Universe impressiona, especialmente àqueles fanáticos pelos 4 garotos de Liverpool e suas inesquecíveis canções. Com as memoráveis participações de Bono, U2, Joe Cocker, o filme recebeu indicações ao Oscar, Globo de Ouro e Grammy, porém sem êxito em nenhum deles. Uma das versões que merece destaque é a interpretada pelo guitarrista Jojo na belíssima “A day in the life”, com a versão do majestoso Jeff Beck.


Por Leandro Mendes
Sinopse CineMusical

Um comentário:

  1. Many issues mention about cockfight in philipine, we are from ayam bangkok aduan super jalu want to explain that. You can read our article. Thanks.

    ResponderExcluir