sexta-feira, 23 de março de 2012

Sinopse: Pink Floyd The Wall – O Filme – (1982)


Baseado no histórico álbum de 1979 da banda inglesa Pink Floyd, o filme Pink Floyd The Wall é considerado um clássico do cinema mundial, por retratar através de cenas memoráveis o que Roger Waters representou com belas composições e letras emocionantes, retratando seus mais sinceros sentimentos da época.

O filme retrata a história de Pink, um roqueiro frustrado, que sente abandonado no mundo pelos pais, pela fama, pela mulher, culpando-os por seu isolamento e insatisfação. Seu pai foi morto na guerra ao defender a pátria e não deixou memórias boas, sua mãe superprotetora impediu de evoluir como homem, sua mulher o trocou por outro homem e os professores e a escola – tão bem retratados no filme – o oprimiram por escrever poemas e músicas.

Com todos esses motivos finalmente chegamos à analogia do nome dado ao filme: The Wall. Pink passa a construir um muro para se afastar do resto do mundo, onde cada um desses motivos representa parte desse muro.

O mais incrível do filme se deve ao fato de ter pouquíssimas falas, sendo contado por meio das canções do álbum The Wall e suas letras emocionantes. Isso prova que Waters já via um filme em sua cabeça ao compor o que seria considerado um dos melhores discos do Rock Progressivo e um dos melhores filmes do ano.

 

Por Leandro Mendes
Sinopse CineMusical

4 comentários:

  1. cada frame desse filme é uma viagem introspectiva com efeitos e mudanças permanentes de como pensar a vida e suas relações humanas

    ResponderExcluir
  2. Está errada essa sinopse. Waters faz críticas duríssimas ao sistema capitalista e o poder da manipulação em massa cada vez mais evidente em nossos dias. Realmente estavam um passo a frente de sua época.

    ResponderExcluir
  3. Está errada essa sinopse. Waters faz críticas duríssimas ao sistema capitalista e o poder da manipulação em massa cada vez mais evidente em nossos dias. Realmente estavam um passo a frente de sua época.

    ResponderExcluir
  4. verdade ele faz uma analogia também ao sistema facista, e nacisista que utiliza de frases de efeitos para compor pessoas altamente manipulaveis, isso acontece muito no regime da ditadura mas com um pouco menos exposto do que nos regimes facistas.

    ResponderExcluir