quarta-feira, 8 de junho de 2011

Sinopse do filme “X-Men: Primeira Classe” (2011) - First Class


Título Nacional: X-Men: Primeira Classe
Título Internacional: X-Men: First Class
Idioma Falado: Inglês
Diretor: Mattew Vaugh
Elenco: James Mcavoy; Michael Fassbender; Kevin Bacon; Jennifer Lawrence e Hugh Jackman

Quem é fã de quadrinhos deve ter noção das diferenças entre os heróis da Marvel Comics e da DC Comics. Batman, Super Homem, Mulher Maravilha, Laterna Verde, Camaleão e outros heróis que compõem o Universo DC são aceitos pelos cidadãos e alguns possuem suas identidades em absoluto sigilo. Muitos tiveram um passado traumático e assumiram uma identidade pacificadora. Outros são extraterrestres ou de mundos paralelos.

Já com os heróis da Marvel, a história é um pouco diferente, ainda mais se tratando dos X-Men. No mundo dos mutantes, o preconceito e a intolerância são válvulas de escape para que conflitos e protestos se intensifiquem e medidas de inclusão social sejam ignoradas. Pode não parecer para quem não lê, mas tanto na Marvel quanto na DC, a política sempre está presente.

Na nova franquia da Marvel, “X-Men: Primeira Classe”, o espectador se defrontará com o início da saga dos mutantes. Em 1960, o estudante de teologia, filosofia e futuro “Professor X”, Charles Xavier (James Mcavoy, de “O Último Rei da Escócia), dotado de poderes telepáticos, conhece Erick Lehnsherr (Michael Fassbender, de “Bastardos Inglórios”), judeu e com capacidade de atrair metal, que o ajudaria a sobreviver durante a Segunda Guerra Mundial e posteriormente se tornaria o “Magneto”.

Os dois personagens se encontram com o desenrolar da história e se tornam grandes amigos. Juntos, recrutam os primeiros mutantes, ou, a “primeira classe” (daí o significado do título) em um momento delicado por disputas bélicas e de interesse governamental, entre os Estados Unidos e a União Soviética na famosa Crise dos Mísseis, em Cuba, um dos momentos mais conturbados da Guerra Fria. Após esse período, uma grande mudança ocorreria entre os mutantes, por razões intrínsecas e que valem a pena pensar.



A fotografia, a trilha sonora e as cenas de batalha são de qualidade. Os atores se adaptaram muito bem aos papéis e as aparições ilustres marcam humoristicamente algumas cenas, como a do Wolverine bebendo em um bar enquanto Charles e Erick vão atrás de outros mutantes. Mas em relação ao HQ, alguns personagens faltaram: Sunfire e Nightcrawler.

Com direção de Mattew Vaugh, “X-Men: Primeira Classe” é o ponto de partida para o desenvolvimento do Instituto Xavier para Estudos Avançados e fundamentação de inúmeros personagens que viriam nos seguintes filmes.

“Mutant and Proud!”

Por Thiago Alzani
Sinopse CineMusical

Nenhum comentário:

Postar um comentário