quarta-feira, 20 de abril de 2011

Beatles - White Album | Brasil (1968)‏


Esse é com certeza um dos maiores clássicos de todos os tempos, não há quem discorde. Pra mim, um dos melhores discos dos Beatles, ou quem sabe, da história!

Lançado em 1968, o famoso álbum duplo do quarteto de Liverpool é considerado uma obra prima, carregando alguns de seus maiores sucessos. O processo de criação do disco teve início em uma viagem à Rishikesh, na Índia, onde os quatro membros deveriam praticar a meditação transcendental para compor fora das aflições e problemas da vida pessoal e do mundo. Esse retiro espiritual deu luz ao grandioso White Album, nomeado o décimo melhor disco de todos os tempos

Percebe-se uma notável evolução na produção do álbum, pois os estúdios de Abbey Road adotavam pela primeira vez a tecnologia de gravação em quatro canais. Mas essa qualidade deve-se mais ao amadurecimento musical de Paul, John, George e Ringo. Que evolução!

No disco um você encontra clássicos, como “While My Guitar Gently Weeps”, onde Eric Clapton foi convidado a gravar os belíssimos solos, “Ob-La-Di, Ob-La-Da” e “Why Don´t we Do it in the Road?”. Porém, as melhores canções estão no segundo volume. “Birthday” é rock contagiante do início ao fim, “Yer Blues” é um clássico Rock and Roll ao estilo Blues, “Revolution 1” é um hino inexplicável e
Everybody's Got Something to Hide Except Me and My Monkey" empolga com seus Riffs de guitarra grudentos e felizes. O primeiro Heavy Metal de toda a história está no segundo disco de White Album: "Helter Skelter". Há quem discorde que seja realmente pesado, mas garanto que é o som mais Heavy que os Beatles já fizeram. Black Sabbath, Led Zeppelin e Deep Purple foram fortemente influenciados por esse clássico.

As belas “Cry Baby Cry” e “Saxie Sadie” mostram o lado sensível de John Lennon, enquanto “Julia”, “BlackBird” e “Good Night” mostram o de Paul McCartney. Até mesmo George Harrison contribui com as baladas “Piggies” e “Long, Long, Long”.



White Album é um dos clássicos dos Beatles que merece um lugarzinho na prateleira da casa dos verdadeiros apreciadores da boa música. Digo prateleira não porque sou das antigas ,mas sim porque esse disco merece mais do que alguns megabytes do disco rígido do computador.

Eu confesso: nunca fui muito fã de Beatles, mas de uns tempos pra cá simplesmente me encantei e passei a admirá-los demais. Foram 13 discos lançados em apenas 7 anos de carreira, não é incrível? Respeitavelmente é considerada a melhor banda de todos os tempos!

Por Leandro Mendes
Sinopse CineMusical


Nenhum comentário:

Postar um comentário