segunda-feira, 14 de março de 2011

Apocalipse Now: O Horror da Guerra - 1979

Título Original: Apocalypse Now
Título Nacional: Apocalipse Now
País de Origem: USA
Idioma Falado: Inglês / Francês / Vietnamita

Diretor: Francis Ford Coppola

Atores: Marlon Brando, Martin Sheen, Harrison Ford, Robert Duvall, Laurence Fishburne

The Horror...the horror...

nota no imdb


Durante o ápice do envolvimento americano na guerra do Vietnã, o já atormentado capitão Willard (Martin Sheen) aguarda impaciente por uma missão enquanto vai perdendo sua sanidade  enclausurado em Saigon. Finalmente ele é chamado. 
Jogado no litoral Vietnamita sem muita instrução e mantimento em um barco patrulha da marinha, Willard tem que subir o rio Nung em pleno território hostil para chegar ao Camboja.  Lá ele deve encontrar o coronel Kurtz (Marlon Brando) e assassiná-lo,  pois aparentemente enlouqueceu e desertou junto com o pelotão inteiro. Do Camboja, Kurtz conduz a guerra à sua maneira, na tentativa de fazer o exército americano enxergar porque não consegue vencer de uma vez o conflito. Os militares por sua vez o querem morto, pois suas ações quebram todos os códigos de conduta das forças armadas.

Apocalipse Now surpreende por não ser um filme puramente de guerra e sim sobre a loucura que este conflito promove. De forma perspicaz, o aclamadíssimo diretor Francis Ford Copolla critica a conduta do exército e do povo americano durante a guerra. Logo de primeira,  encontram um coronel fã de surfe o suficiente para mobilizar toda a sua força para tomar um ponto ideal de surfe ocupado por inimigos. No meio do rio, um palco de show montado para receber as coelhinhas da Playboy que vieram para entreter os soldados é visto com desdém por Willard. Quem assiste a versão redux do filme, com 60 minutos a mais, pode ver essa crítica de forma mais explícita, pois Willard encontra uma fazenda de colonos franceses, que ainda estão no local protegendo seus bens e a vida construída durante a era colonial de ocupação francesa. Surge então um diálogo explicando os motivos da guerra para os franceses, que foram derrotados na década de 50 e para os americanos lutando no momento.
A edição, os cenários e as cenas são todas fantásticas. Você se sentirá no Vietnã realmente.
A trilha sonora escolhida a dedo para o filme também reflete a grandeza da produção com canções de The doors, Rolling Stones e até música clássica com a Die Walkure de Richard Wagner
Um verdadeiro clássico do cinema e talvez o melhor filme de todos os tempos do gênero.

Stay Cine!

Por DanMucura

Sinopsecinemusical

Nenhum comentário:

Postar um comentário