terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Anthony Gomes - Unity (2002) | Brasil

Anthony Gomes - Unity: Soul Funk de primeira qualidade!‏

Anthony Gomes é desses guitarristas não muito conhecidos pelo público em geral. Na verdade, é até mesmo pouco conhecido pra quem entende do assunto! Nascido no Canadá e com sangue português, Anthony é um guitarrista contemporâneo de dar orgulho aos olhos – e ouvidos – dos grandes mestres do verdadeiro Funk. James Brown, Tower of Power e Breakestra devem estar orgulhosos da lição de casa transmitida ao novato Anthony Gomes.

Eu tive o prazer de conhecê-lo há pouquíssimo tempo. Para ser mais exato, 2 semanas! Foi amor à primeira vista. Devo tudo isso a uma garota de Brasília que o indicou para mim dizendo que o tal Anthony Gomes  era muito parecido com o lendário guitarrista Richie Kotzen. E não é que era! Porém, apenas fisicamente!

O álbum Unity, lançado em 2002 pela 33rd Street Records, foi o que colocou Anthony Gomes em destaque entre músicos conceituados. Passou a fazer diversos shows em pequenos bares pelas movimentadas ruas do Canadá e Estados Unidos. Dizem as más líguas que Anthony é ainda melhor ao vivo – um show man!

A primeira música de Unity, “When The Walls Come Down”, já mostra do que Anthony é capaz de fazer! Um groove fascinante e um fraseado de metais ao fundo marcam a música todo o tempo. Sua voz, meu Deus, é de dar inveja a muitos “negões” de New Orleans! Com ritmo quebrado, ricas convenções e solos muito bem trabalhados, Anthony impressiona já na primeira canção do álbum!

A faixa título, Unity, é a que faço questão de utilizar como ferramenta para apresentar o novo mestre às pessoas ao meu redor. É simplesmente fantástica! Começa com um belo riff de guitarra, totalmente clean, e ganha força e peso com a bateria e o baixo típico de Funk de primeira.

Anthony também demonstra dotar de uma sensibilidade única com as 3 baladas que constituem o repertório de “Unity”.  “Darkest Before de Down” é simplesmente emocionante, triste e comovente! A melodia é incrível e casa perfeitamente com sua bela e rouca voz. O solo dessa música é de tocar o coração. Basta estar em um momento sensível de sua vida e ouvir essa canção, e pronto: vai se sentir tocado! Ouçam a música abaixo:

 

"Going Down Slow" é uma Blues Ballad de primeiríssima qualidade, assim como o restante do CD! Com pouco mais de 7 minutos, Anthony Gomes apresenta um belo blues - daqueles do tipo Eric Clapton e Joe Bonamassa! O solo de quase 3 minutos é de dar inveja a muitos guitarristas amantes do tradicional ritmo de blues. Além de tudo, sua voz está realmente incrível nessa canção, acreditem!

Enfim, vocês precisam ouvir para entender o que estou falando. Garanto, Anthony Gomes ainda vai dar o que falar. Deixo aqui minha aposta! Daqui uns anos quero ler esse post e dizer: Olha, eu estava certo. Anthony é o cara!

Por Leandro Mendes
Sinopse CineMusical

Nenhum comentário:

Postar um comentário